sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A diferenca entre as cidades grandes e pequenas - Brasil X Canada


Ola, Durante o ultimo post eu percebi que ainda nao tinha explicado a diferenca entre cidade grande/pequena no Canada e no Brasil, entao vamos la!

No Brasil normalmente as cidades maiores variam entre 500 mil a 1 milhao de habitantes, sao os grandes polos economicos, com melhores oportunidades de emprego e empresas multinacionais, otimas escolas e universidades.. Possuem tambem muito transito, muitos predios, shoppings, restaurantes, barzinhos, lojas de todos os tipos, ruas interminaveis, aeroportos... Enfim, uma cidade 24 horas ativa!
Ja as cidades pequenas variam entre 30 a 40 mil habitantes e possuem muitas casas, alguns predios, 2 ou 3 supermercados, varios lojas de roupas, postos de gasolina, algumas (poucas) opcoes de restaurante, 1 ou 2 barzinhos, parques e algumas atracoes turisticas!

Quem tinha a rotina constante em cidade grande, como eu, sabe o quanto e maravilhoso viajar, ir pra casa, ou simplesmente conhecer cidades menores e desfrutar de toda a tranquilidade e receptividade das pessoas!

No Canada muitos desses detalhes nao mudam, porem a maior diferenca e a quantidade de pessoas em determinadas cidades.. Aqui cidades pequenas possuem 3 mil, 5 mil, 10 mil habitantes, algumas possuem ate 800 habitantes!




A cidade mais populosa do pais e a capital Toronto com 2,5 milhoes de habitantes, seguindo de Calgary com 951 mil habitantes, Vancouver com 500 mil habitantes, Montreal, Edmonton e Ottawa com 400 mil... Mas cidades como Red Deer que possuem 90 mil habitantes tambem sao considerados grandes polos!
Todas essas grandes cidades possuem o centro (enorme) no qual ha predios e toda a infra-estrutura necessaria, mas nos bairros predominam as casas, fazendo muitas vezes a gente pensar que nao esta exatamente numa cidade grande! (Fiz essa comparacao quando estava em Edmonton e percebi que a estrutura parecia muito com Videira, Joacaba, Fraiburgo.. cidades pequenas no Brasil)
As opcoes sao imensas, mais de 10 redes de fast food, restaurantes de todos os tipos, lojas e mais lojas, shoppings, metro, trem, onibus, universidades, aeroportos... Mas nao tem transito, pois como citei no ultimo post, as pessoas tem consciencia e preferem utilizar o transporte publico para trabalhar e passear, o carro normalmente e utilizado somente em viagens!
Ja as cidades pequenas, imagino que voces devem estar pensando que por terem uns 5 mil habitantes e considerada um bairro/vila/fazenda ou algo do genero, certo? Era o que eu imaginava tambem!
Mas estava totalmente enganada, a infra-estrutura e praticamente a mesma, nao tem um numero consideravel de habitantes e geograficamente pode nao ser grande, mas o tamanho da cidade e o mesmo das do Brasil, as mesmas redes de fast food que tem nos grandes centros nas cidades pequenas e os mesmos restaurantes, as opcoes de lojas, supermercados e lazer a grande maioria tambem possui, pelo menos os principais! Em cidade pequena so nao tem transporte publico, universidades e shoppings! Mas tambem tem predios e inumeras casas e fazendas!



Nao sei se consegui expressar bem essa diferenca e se nao ficou confuso, se alguem tiver alguma duvida pode me pedir!
Mas e bem interessante parar para analisar e comparar as cidades, no Brasil normalmente em grandes cidades (Curitiba principalmente) as pessoas sao mais fechadas e quem vem de fora como eu sofre pra se adaptar no inicio, mas aqui a cultura e diferente e as pessoas sao receptivas em todos os locais, sejam eles em eventos, trabalho, na rua, no elevador... O mais engracado e que aqui em 1 mes eu conheco mais vizinhos do que em Curitiba que ha quase 5 anos eu morava no mesmo lugar! Heheh

Mas estou com muitas saudades do Brasil, do meu apto, da minha casa em SC, dos meus pais, do meu irmao, do meu afilhado, da minha gemula, da minha precious, da ju, da grazi, das 12 publicitarias, da paulinha, do gu, do rick, do vinnie, do mau, da lu que trabalhava comigo, do meu trabalho, da pos, da academia, do phil youngs, do phil green...
Tambem sinto saudades de arroz e feijao, de churrasco, de bolo de cenoura, de mousse, de guarana, de fanta uva light, club social, de cha de maca... heheh
Lembrei agora ate do meu "projeto" de cactus!!! Meu Deus, ele e tao pequeninho e bunitinho, e eu realmente esqueci dele antes de viajar, eu espero que meu irmao esteja cuidando ou que meus pais tenham levado ele pra SC!!
Ate do Joao (peixinho) eu senti falta hoje, e olha que eu nao gostava dele!!
E.. eu sabia que viajar deixava a gente carente, mas nao sabia que chegava a esse ponto!!! Heheh

Desejo um otimo final de semana pra todos, cheio de coisas otimas e momentos perfeitos! Fiquem com Deus!




"Love; Love is the one thing we all need more of, so be loved...
Trust; Trust is what keeps a true love together, we need trust...
Time; Time is what heals the trust that we break, give it time...
Trust; Trust that in time we will find the true kind of love...
Live; I wanna live inspired...
Die; I wanna die for something higher than myself"
“Stay tuned for more updates coming. That´s All, Folks!”

2 comentários:

  1. Oinnn esse foi o post mais legal! primeiro que eu to rindo aqui do peixinho Joao... depois do seu "bichinho" de estimaçao o cactus gigante que da pra guardar na bolsa... Saudades inexplicável! Melllldelllls como vc faz a diferença! Aguenta firme que o coração é forteee amiga! (que coração? huahauaha)
    Beijooos
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. "Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos."

    ResponderExcluir