quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Outono esta chegando e o frio tambem...

No dia 21 de setembro inicia o Outono por aqui, o chamado "Fall" por eles. Nessa epoca as folhas começam a mudar de cor e as arvores ficam amarelas, vermelhas e laranja, extremamente lindo!



Existem muitas alteracoes climaticas no Canada, variando das calotas polares permanentemente congeladas ao norte do paralelo 70, ate a vegetacao da costa ocidental da British Columbia (lado oeste, onde fica Vancouver). Mas, no geral, o Canada possui quatro estações bem distintas, particularmente nas regiões mais habitadas ao longo da fronteira com os EUA. No verão, as temperaturas durante o dia podem atingir 35ºC ou mais, ao passo que no inverno temperaturas de -35ºC não são incomuns. As temperaturas mais amenas são a regra na primavera e no outono.

Bom, estou novamente em fase de adaptacao, aqui o clima nao e temperado como no Brasil, entao possuir hidratante corporal e labial e super importante, a pele resseca mesmo, o cabelo fica estranho e o vento corta muito os labios!
Quando cheguei (1 mes atras) a media de temperatura variava entre 28 e 37 graus, hoje elas variam de 7 a 15 graus, no Brasil isso ja pode ser considerado o comeco do inverno, e aqui e so o final do verao!!
Os dias estao comecando a ficar mais curtos tambem, antes anoitecia as 10 da noite, agora esta comecando a escurecer as 8h30.. quando o inverno chegar o normal sera escurecer as 5h30 da tarde.
Nos primeiros dois dias em que o frio chegou eu senti, enquanto todos andavam de blusinhas, vestidos e shorts eu estava de calca, meia e blusa!! Heheh
Alberta e considerada uma das provincias mais frias do Canada e vendo fotos e escutando historias daqui, eu realmente me assustei e espero sobreviver!! Heheh
Mas tambem por outro agora ja acostumei com a queda de temperatura e hoje ja consigo andar como eles, mas sempre estou com uma blusa a mais nem que seja na bolsa, na duvida prefiro passar calor do que frio!!

Um fato importante e que ao longo dos anos, os canadenses se adaptaram extremamente bem aos períodos mais frios, instalando aquecimento nas casas e nos carros e possuindo sistemas de transporte público aquecido, e, em alguns casos - nas passagens entre os prédios escolares.
O sistema de calefacao dentro de casa e excelente demais, enquanto la fora esta chovendo ou ventando forte, dentro de casa esta um clima otimo e nem e necessario usar blusas ou casacos..
No entanto, antes de sair de dentro de casa, e importante colocam blusas e jaquetas (se necessario) e calcados mais quentes, assim o corpo nao sente a diferenca de temperatura termica!

Como principal novidade.. informo-lhes que a previsao do tempo e para nevar aqui domingo! Isso mesmo, o normal e nevar a partir de outubro, mas esse ano o frio resolveu chegar um pouquinho mais cedo, pelo menos no lado oeste do Canada, seria porque estou aqui? Heheh Eu queria que esfriasse, mas nao tao depressa assim! Mas tudo bem, ja estou praticamente preparada pro frio, falta 2 coisas e essa semana vou sair com a Tamy comprar uma jaqueta e uma bota pra usar na neve, pois tudo que eu tenho aqui pra usar quando nevar nao vai dar(assusta escutar isso).. mas e engracado pois os casacoes que usamos no inverno no Brasil eles nem usam aqui, e se usam e na primavera onde ja ta mais quente! heheh



Culturas diferentes, mundo gigante! A cada dia que passa me impressiono mais com esse mundo e tenho cada vez mais a certeza de que viajar e a melhor coisa que podemos fazer!

Esse final de semana vamos viajar de trem, olha que charme.. to super ansiosa pra viajar de verdade! Eu andei de trem quando era crianca (uns 6 anos) so e nem lembro direito como era, mas foi aquele passeio que tem na rota da Amizade em SC, se eu nao me engano e Videira, Tangara e Joacaba.. ou Videira e Tangara (meus pais podem me ajudar a responder isso)!!


Um super beijo pra todos!
Saudades!

3 comentários:

  1. Lindaaa..então aproveita muito seu final de semana!! eeee quero ver foto de neveeee heheehhe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nevou? Nevou? Nevou? Haha, deve ser lindo amiga. Frio é frio, mas é incrivelmente diferente em cada país. Eu não simpatizo com essa temperatura, mas como experimentar faz parte espero pegar neve em Dublin tbm e sofrer com o frio kkk! Beijo com saudade! Tbm to com um blog (: http://prifernandes.com.br/irlanda/!

    ResponderExcluir
  3. gemulaaaaaaaaaaaa
    por favor nao congeleeee! cade o post da viagem de tremmm? queremos saber tudoo! saudades mil!
    beijos meu e da mamy!

    ResponderExcluir