quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Publicidade no Canada


Mesmo quem nao eh Publicitario consegue perceber, assim que chega ao Canada, as diferencas entre os anuncios e mesmo nas ruas ou na televisao, as diferencas culturais sao nitidas! Ao estudar a cultura canadense, pode-se observar seus costumes, valores, crencas e tambem a forma em que eles veem o seu pais diante do Mundo.



Porem o que mais me chamou atencao foram os comerciais de TV, nos quais demonstram exatamente como as agencias Canadenses sao diretas ao passar a mensagem ao receptor, eles nao brincam com as palavras e nao se preocupam em passar a imagem perfeita, assim como o layout, o que para nos brasileiros seriam falhas e pra eles eh apenas realidade. A diferenca vem ate entre os modelos utilizados, eh muito comum ver pessoas "normais" anunciando produtos.
Mas como o mercado aqui tambem nao eh grande, ainda me pergunto se justifica investir muito em criacoes "mirabolantes" para a publicidade. Posso estar errada, mas no momento essa eh a minha opiniao.
Segundo Wilson Marques “A propaganda no Canadá não é exponencial. Eles também não tiveram o seu momento na propaganda mundial como os espanhois, nordicos, brasileiros, asiaticos de Cingapura, India, Tailandia, Turquia. Porém, eles já conquistaram o Grand Prix no festival de Cannes, alguns em categorias em que o Brasil jamais conquistou”.
E ao citar os premios canadenses em Cannes, o video "Evolution" da Dove produzido pela agenca Ogilvy & Mather, serve como exemplo para muitas aulas de Publicidade no Brasil, quem nao lembra do famoso video?
http://www.youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U&feature=player_embedded


Como principais agencias de Publicidade no Canada, posso citar:
BBDO Canada
Grip
Publicis Canada
Cossette
John St
Saatchi & Saatchi Canada
Crispin Porter & Bogusky (Zig)
Juniper Park
Sid Lee
DDB Canada
JWT Canada
Taxi
Dentsu Canada
Leo Burnett Canada
TBWA\Canada
Draftfcb Canada
Lowe Roche Canada
Y&R Canada
Euro RSCG Sharpe Blackmore
MacLaren McCann
Grey Canada
Ogilvy Canada

Alguns dos nomes sao familiares no Brasil!
E para quem tiver interesse em saber mais sobre as agencias pode acessar o ICA (Institute Of Communication Agencies) http://www.icacanada.ca


Um dos exemplos que mais me chamou atencao foi o anuncio da cerveja Molson Canadian:

http://www.youtube.com/watch?v=BRI-A3vakVg&feature=player_embedded

Ao ver o video pela primeira vez eu jamais diria que seria sobre bebida se nao visse o final, afinal eles nao precisaram utilizar mulheres com pouca roupa para anunciar o seu produto! Choque cultural ja exposto no primeiro anuncio que assisti.

Fazendo uma pesquisa e observando na TV, tambem achei outros anuncios interessantes e lembrei do primeiro eu vi assim que cheguei no Canada, foi um comercial da rede de fast food Dairy Queen, para o Treat Day no dia 05 de agosto:
http://www.youtube.com/watch?v=QqAiyERHNAk

E para comparar a diferenca dos anuncios, segue um de 1982 da mesma rede
http://www.youtube.com/watch?v=I3hxTr3REC8&feature=related

Outro que gostei foi do Tim Hortons (fast food que soh tem no Canada) produzido pela JWT e dirigido pelo Hubert Davis, referente a Vancouver Olympics Games 2010, sobre a grande paixao do pais: O Hockey Game.

http://www.youtube.com/watch?v=l9dnK58Yi3A


Um anuncio que eu particularmente nao gosto, mas que ganhou ate Grand Prix no Festival de Cannes deste ano, eh o Old Spice, assinado pela Wieden + Kennedy:

http://www.youtube.com/watch?v=owGykVbfgUE

Eh muito estranho, serio.. nao consigo gostar desse! E li uma materia no Advertising Age
(maior jornal de propaganda do mundo) que a marca só vende graças a cupons que distribuiu e seu share é insignificante. Em outras palavras, mostra que a campanha nao deu resultado algum para o cliente e soh serviu para alavancar a fama de Isaiah Mustafa (o ator).


E, para finalizar.. deixo um video produzido pela Avion Films sobre " A verdade da Propaganda"
http://www.youtube.com/watch?v=Go_VtqtxCHY



Bom, como muitos me perguntaram sobre, espero ter ajudado a entenderem um pouquinho sobre a Publicidade no Canada e se alguem tiver alguma duvida ou quiser mais exemplos, eu posto aqui sem duvidas.
Hoje foquei mais no geral ate pra nao me extender muito, mas ainda tem muita coisa que eu quero compartilhar sobre a area da Comunicacao e com certeza vou Publicar mais, inclusive fazendo comparacao com anuncios do Brasil!

E voce que esta no Canada, tem algum comercial que lhe chamou atencao?

Um grande beijo!

5 comentários:

  1. "back to your man. now back to me. back to your man. now back to me" HUAAUAHAAUAHAU achei bizarro!
    mas adoreiii o post! é mooooooointo a sua cara, publicitaria querida! Mesmo não entendendo nada do ramo consegui perceber como é diferente mesmo! Adorei!
    Beijaooo

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ariane!
    Fiquei mto feliz com a surpresa de entrar no seu blog hj e ver q vc fez um posto inteirinho sobre PP!! Mto obrigado! Ajudou mto, principalmente com a lista de agências e o site do ICA.

    (e aqela propaganda do Old Spice eu já tinha visto tb..é a bizarrisse da bizarrisse rsrs)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. thx to mention sid lee. I am working for this agency for 4 years now. As a blogger I pay attention to many creatives works and I strongly suggest to visit sid lee page to keep in touch with a world wide hub of creation. Take care :)

    www.facebook.com/MeetSidLee

    ResponderExcluir
  4. Naniiii! Adorei o post =) não sabia que o comercial da Dove era do Canadá, que legal! Beijo e bom final de semana... suaas fotos estão lindas!

    http://prifernandes.com.br/irlanda/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ariane, gostei muito do seu blog!!
    Principalmente porque também sou publicitário, Sou curitibano e apartir de Janeiro de 2012 também serei canadense.
    Queria te pedir uma ajuda.
    Gostaria de saber se você atualmente trabalha com publicidade no Canadá e como é esse mercado para estrangeiros, pois estou indo diretamente para terminar a minha faculdade por ai.
    Agradeço demais se você puder me ajudar com essas informações.
    Atenciosamente
    Maikon Oliveira

    ResponderExcluir