quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Transporte, Preco da Gasolina e o Feriado de 06/09 na fazenda!

No Canada o transporte publico e um pouco diferente do Brasil, so tem nas cidades grandes! Sim, isso mesmo! A justificativa e de que nas cidades menores todo mundo tem carro e pode caminhar tambem. Ja nas cidades grandes ha metro, onibus e trem. A maioria tem as 3 opcoes, mas nao sao todas que tem metro. A passagem custa $4 na estacao, $36 o passe semanal, $121 o passe mensal e $10 o passe diario. Nesse valor voce tem direito a utilizar todos os meios, tendo a fama de ser um dos sistemas mais faceis do mundo pois eles sempre vao em linha reta, divididos em norte, sul, leste e oeste.
Exemplificando: Se voce quer ir pro centro mas esta no noroeste, tu pega um para o sul e um para o oeste, tipo um L ate chegar no destino! Super facil!
Aqui muita gente possui bicicleta e todos os onibus tem lugar para transporta-la, o que e super legal! Algumas estacoes de metro tem estacionamento, onde muitos que moram longe deixam seus carros la e pegam o metro para ir trabalhar! Porque diferente do Brasil onde a maioria utiliza carro, aqui as pessoas dao preferencia ao transporte coletivo!
Ah, e todos os animais de estimacao podem entrar nos transportes!!
Durante o inverno o onibus demora, pois com a neve eles sao obrigados a ir bem devagar e durante a troca de turno o motorista pode simplesmente abandonar o veiculo ate que o outro motorista chegue(nem tudo e as mil maravilhas tambem).




Outros detalhes que percebi e que nas BRs a maioria das placas de avisos sao vermelhas ao inves de amarelas e posto de gasolina e algo mais raro de se encontrar entre uma cidade e outra.
Mas o que realmente me chamou atencao foi o preco da gasolina, durante 2 semanas e ele variou de $0.79 a $0.88 ... vi tambem quando fomos abastecer que com $35 equivale a quase 40 litros de gasolina aditivada! Wow!
Outro detalhe e que aqui nao tem frentista, quem abastece o carro e voce mesmo.. Bom isso na europa tambem e comum! Entao talvez os "diferentes" somos nos os que temos quem faca esse servico!

Dia 06 de setembro foi meu primeiro feriado por aqui, Labor Day na America do Norte e aproveitamos para passear com a host mother ja que ela nao fez plantao (finalmente, pois no final de semana nao conseguimos viajar pra mais longe em funcao disso) e fomos numa fazenda! Um dia bem diferente! Eles queriam me mostrar como sao feitas as comidas para os animais, o "pasto" como diria no Brasil, so que em forma de rolos gigantes! Achei bem interessante pois no inverno as plantas morrem em funcao do gelo, entao durante o verao e feito! Sao utilizadas 3 maquinas, uma que corta a planta, outra que junta as plantas cortadas deixando varios montes em cima da grama e a terceira que junta os montes e transforma nos rolos!
Nao sei se deu pra entender, mas segue a foto pra ficar mais facil a visualizacao!




Bem legal, depois de pronto vao para galpoes.. Lembram da manjedora de Jesus? Exatamente isso que estou falando! La achamos uns gatinhos recem nascidos, super bonitinhos! Adorei meu dia no interior, fomos de trailler tambem e e um luxo, todo de marmore e projetado por dentro.. fantastico!
Mas a melhor parte foi quando resolvi entrar em uma daquelas maquinas que mais parecia um trator gigante e me expantei, tinha ar condicionado, radio e dvd, direcao hidraulica e cambio automatico! Um tanto quanto diferente do que eu imaginava ver! Heheh na ida deu pra ver as montanhas e na volta o super por do sol!
Segue as fotos dos gatinhos, dentro do trailler e outra do por do sol mais perfeito que eu ja vi na vida!!







Bom.. e isso, to cansadona hoje e com sono mas espero que o post tenha ficado bom! Os dias estao mais curtos mas ja to separando mais outros temas pra escrever por aqui.. Alguns ainda tenho que pesquisar um pouco mais pra poder ter bastante conteudo legal pra passar a todos! Esse fds vou tentar me organizar nisso!!
Em breve eu escrevo sobre o frio que esta chegando 1 mes antes do esperado, A diferenca entre as cidades pequenas e grandes no Canada e no Brasil, Vancouver, Cursos profissionais, Escola das criancas, Universidades, Musica, e finalmente a minha maior paixao: a publicidade!!!!

Super beijo!!!
Saudades..

Um comentário:

  1. Hmmm..adoreiii o post! Muito bom! Concordo contigo quando falou que nós que somos os "diferentes" a respeito de abastecer o carro..rsrs
    O por do sol parece maravilhoso mesmo e sei que na foto nunca fica tão lindo quanto realmente é ao vivo! Então fico imaginando.. =)
    Ótimo final de semana, um beijo cheio de saudades!

    ResponderExcluir