segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Seminario: Promotional Strategies


Uma das melhores experiencias profissionais sem duvidas estao sendo os seminarios e cursos rapidos que estou participando.
O primeiro foi "Promotional Strategies - Create Buzz for your Business" ministrado pelo Greg Gazin, foi excelente e bem interessante perceber como as acoes promocionais sao vistas e utilizadas no Canada.

Bom, pra comecar nada melhor do que explicar as diferencas para aqueles que nao tem o conhecimento na area.
Advertising/Publicidade: tem por objetivo chamar a atencao do publico-alvo, utilizando dinheiro e cobertura de midia;
Promotion/Promocao: tem por objetivo trabalhar com a mente do consumidor / demanda;
Public Relations/Relacoes Publicas: tem por objetivo trabalhar a imagem da empresa.

A promocao consiste em aumentar a visibilidade, o reconhecimento de uma marca, criar credibilidade diante da imagem apresentada e colocar a compania na competitividade do mercado. Mas a palavrinha principal que faltou foi para explicar tudo foi: VENDA. Diferente do Brasil onde as paginas amarelas nao sao mais utilizadas, aqui elas ainda possuem muito valor, seguindo de premios e telemarketing.

Como acoes promocionais, podemos citar 12 tipos bem utilizados:

- Business Cards / Pen & Notepads (bonus)
A chamada acao de bolso, aquilo que a pessoa pode guardar no bolso e lembrar da sua empresa, como cartoes empresariais com bonus.

- Bookmarks
Favoritos, as pessoas gostam de se sentirem especiais e unicas.

- Newsletters
Informacoes online sobre a empresa ou produto.
Ex: Starbucks utiliza muito essa acao para fidelizar seu publico e mante-los informados do que acontece com a marca.

- Cupons
Nao eh utilizado somente em mercados, mas tambem para servicos onde haja data final da promocao.

- Give-Away & Free Stuff
Samples e pequenas amostras gratis.

- Contests
Concursos, envolve atencao da midia, tempo, sorteios e ainda eh possivel brincar com as habilidades do publico.

- Product Demonstrations
Demonstracao de produtos, as pessoas muitas vezes deixam de comprar por nao conhecer o produto ou servico.

- Loyalty Programs
Programas de fidelidade - programas limitados.

- Show your Expertise
Discursos, artigos, eventos.
Ex: Montana que mostra o produto, publica artigos sobre e cria eventos para lancamentos.

- Networking (direct / indirect)
Contatos, direto com o publico ou indireto atraves de associacoes como Rotary.

- Charity
Doacoes de tempo, receitas e produtos.

- Cross Promotion
2 empresas trabalhando juntas.
Ex: Mc Donalds e Ikea / Canada Tire e Post Office.






No Brasil, podemos considerar que sao feitas todas essas acoes, destacando-se a demonstracao de produto, networking, concursos e amostras gratis.
Algo que eu acho que nao possui muito sao cross promotions que sao empresas trabalhando junto para alavancar vendas e o business card.

Foi bem interessante que durante todo o seminario discutimos em tempo real algumas situacoes de empresas e o que fazem em alguns segmentos como: saude e alimenticios, nos quais exigem mais atencao nesse aspecto!
Sem esquecer que em cidades pequenas o radio funciona tambem!

Na segunda parte do seminario, nao tinha como ser diferente: Digital Promotion se nao tivesse a parte digital, nao tinhamos como analisar tudo da melhor forma, afinal hoje em dia muitas das acoes sao feitas atraves da internet.

Como tipos de promocoes digitais, podemos citar:

- E-mail
Interessante utilizar emails regulares com informacoes relevantes para o publico-alvo. (email-marketing)

- Domains
Dominios facilitando a procura do site corporativo, como o Google Adsenses.

- Websites
Essencial desde que possua todas as informacoes necessarias sobre produto/servico e contato.

- Blogs
Importantes paginas de discussoes, abrindo comentarios e trocando experiencias. (EE como esse blog aqui!!!)

- Podcasts
Internet radio show, legal para escutar as outras pessoas.






Bom, ao falarmos de Digital Promotion tambem temos que lembrar do Social Media (Midias sociais) nas quais podem ser divididas da seguinte forma:

Como forma de comunicacao: Blogger, Twitter, MySPace e Facebook;
Como forma de colaboracao: Wikipedia, LikedIn, Del.Icio.Us
Como forma de multimidia: Flicker, Youtube, SlideShare, DIM DIM
Outras: Blogtalk, Meetup, Survey Monkey

Durante todo o seminario tambem aprendemos algumas dicas de como utilizar as midias sociais e optimizar os negocios!


E para finalizar, deixo as 5 estrategias eficazes:

- Take time to think: Tenha tempo pra pensar;
- Do your research: Faca suas pesquisas;
- Plan, test, review and revise: Planeje, teste, analise e reveja;
- See what works for you: Veja o que funciona pra voce;
- Redefine what is possible: Redefina o que e possivel.

Sem duvidas as 5 estrategias eficazes fazem a diferenca se forem levadas a serio em qualquer situacao de nossas vidas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Um beijo grande a todos..
Saudade imensa meu Brasil!!!!

2 comentários:

  1. Nani! Quanto assunto legal (: como tu faz para achar esses seminário bem "achados"? Com certeza é muito conteúdo válido para sua área, vai voltar bombando conhecimento...

    Aiii adorei as fotos novas do facebook, estão lindas!

    Beijo, Pri
    http://prifernandes.com.br/irlanda/

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  2. Juro que queria mt um ice cream treats ali hauahahuah adoooro esse seu lado publicitaria amiga.. enche de orgulho =D

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