sábado, 16 de outubro de 2010

Calgary X Vancouver

Bom, hoje vou fazer algo que eu nao gosto muito: comparacoes!
Como soh fiquei pouco tempo em Toronto e vou pra la ficar alguns dias no final do ano, entao por enquanto a comparacao vai ser das duas cidades do oeste do Canada, que ao meu ver sao as melhores opcoes de escolha para se viajar/morar.




Calgary em Alberta eh conhecida por ter uma das melhores economias do Canada, alem de ser sede de grandes empresas principalmente petroliferas, o que resulta em grandes oportunidades de emprego, com salarios sao acima da media de qualquer outra provincia do pais. O clima eh frio e seco, algo que eu senti no primeiro dia que cheguei, meu corpo ainda sente a falta de umidade. No inverno as temperaturas podem chegar a -30 e no Verao pode fazer 30! O lado bom eh ser considerada a cidade mais ensolarada do Canada. Em relacao ao custo de vida, aqui se paga taxas de 5% o que acaba nao sendo tanto, entao a qualidade de vida eh excelente!


Vancouver em British Columbia gira em torno do Turismo, producao de filmes e recursos naturais. O lado ruim eh a grande concorrencia para poucas vagas de trabalho, deixando os salarios abaixo da media. Diferente de Calgary que tem sol praticamente todos os dias, Vancouver chove quase todos os dias e o clima eh bem umido. No inverno dicilmente a temperatura fica negativa.
Por ter sido considerada a melhor cidade pra se viver no mundo o custo de vida eh caro e com a implantacao do HST (Harmonized Sales Tax), produtos que antes nao tinham taxas, agora possuem 12% de taxa.




Mas a maior diferenca esta na saude, onde Alberta por ser uma provincia muito rica, se destaca consideravelmente diante de todo o pais, pois voltando ao exemplo de Vancouver, o custo em saude por mes chega a $ 100.00 .. Ja Calgary? De graca!


Eh dificil dizer qual cidade eh melhor, as duas oferecem coisas distintas e sao otimas para se viver, talvez Vancouver seja melhor para turismo e moradia e Calgary seja melhor para trabalho e compra de imoveis..
Ah, em Vancouver possui muito mais Brasileiros do que em Calgary, o que ajuda pra quem quer se ver "longe" de pessoas que possam falar o mesmo idioma.. rsrs
Mas tudo depende do ponto de vista tambem! O que posso afirmar eh que sao cidades fantasticas e eh impossivel nao se apaixonar por elas!
Vale a pena conhecer de perto cada uma ;)

2 comentários:

  1. é tudo muito lindoi.. posso fazer as malas e conhecer tudo? =D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, tenho algumas duvidas. Atualmente venho estudado a possibilidade de migrar para o canada, primeiramente tenho intenção de fazer um intercambio. Sou da área de ti e vendo outras opções como vancouver, a impressão que tive é que ai em calgary a mais empregos, correto ? E a área de ti, se paga bem por ai ? Ou fica em torno do mesmo que vancouver ? Vejo comentarios que a media de vancouver é em torno de 64 a 70 mil/ano. Outra coisa, pesquisando, vi que nesse estado os impostos são menores, confere ? Vale a pena ?

    ResponderExcluir