quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Moose Jaw - Saskatchewan - Tuneis de Al Capone e Chineses


Simplesmente uma viagem no tempo ate a historia antiga dos imigrantes Chineses e de Al Capone!

Moose Jaw, localizada a oeste da capital Regina da provincia de Saskatchewan, centro-sul do Canada, tem o nome Cree que significa "brisa morna" por etimologia popular, embora existam varias outras teorias. Moose Jaw (como o resto de Saskatchewan) fica muito frio no inverno. No início de 1900, quando a cidade estava comecando a sofrer um crescimento significativo, a maioria dos edificios de maiores dimensoes foram aquecidos por vapor, com caldeiras a carvao localizados nos poroes. O engenheiro que manteve o funcionamento de equipamentos de aquecimento nao gostou de ter que ir para cima e para fora no frio repetidamente para se deslocar de um predio a outro, assim arranjou tempo para a criacao de uma serie de tuneis que ligariam os poroes para facilitar o acesso. Ao longo de varios anos, os tuneis foram se expandido e interligados, tornando-se uma grande area subterranea.
Nao muito tempo depois dos tuneis foram construidos, uma onda de imigrantes chineses chegaram em Moose Jaw. O sentimento anti-China na epoca, era dificil para esses imigrantes para viver ea trabalhar em publico, mas os proprietarios do negocio os viam como uma fonte de trabalho barato. Assim, os tuneis foram expandidos e usado tanto como alojamentos e locais de trabalho. As condicoes eram duras nos tuneis, mas os trabalhadores ficaram porque as suas opcoes para ganhar dinheiro no mundo exterior eram limitadas.



Durante a Lei Seca (1917-1924 e 1920-1933, em Saskatchewan, em nos EUA), Moose Jaw se tornou um centro de distribuicao de bebidas, tanto internamente como em toda a fronteira. Junto com clandestinos, jogos e prostituicao tornaram-se grandes estabelecimentos na cidade. De acordo com varios relatorios, embora nenhuma prova concludente existe, Al Capone chamou Moose Jaw de sua casa por um tempo curto, supervisionando uma operacao lucrativa de contrabando de pessoas. Por causa da ligacao da cidade com o crime organizado nos EUA e sua ligacao fisica para Chicago via Soo Canadian Pacific Railway Line, era muito usado para o transporte ilicito de alcool Moose Jaw ficou conhecida como "Little Chicago" Pequena Chicago.
Durante o passeio um dos atores nos informou que algumas daquelas garrafas de alcool possuiam ate 92% de alcool (absurdamente forte).
Ao longo do tempo, a maioria dos tuneis cairam em desuso, muitos foram preenchidos ou bloqueados e novos predios foram construidos. Mas uma parte da rede de tuneis que ainda tem sido desenvolvido em atracao turistica, teatral.
O mais legal eh que os hospedes podem pegar uma ou ambas de duas turnes com os atores. Um tour destaca o uso dos tuneis por imigrantes chineses e outra foca o angulo do crime organizado.




Os passeios atraem mais de 100.000 visitantes por ano, cerca de tres vezes a populacao da cidade. Os túneis sao uma fonte de orgulho civico para todos.

Muito mas muuuuuuuuuuuuito legal!!!!!
Foram 8 horas de viagem pra ir e 8 pra voltar, decidimos ir de carro primeiro pelo custo e segundo porque poderiamos ir acompanhando cidade a cidade um pouquinho mais da cultura do Canada e de outra provincia, foi cansativo mas excelente!
Unica parte ruim de tudo foi que la dentro dos tuneis nao podia tirar fotos, eu fiquei louca a cada sala, a cada passagem secreta... eu queria registrar tudo!!!
Mas infelizmente nao foi possivel, entao achei algumas fotos no google e na internet sobre os tuneis e tambem 2 videos do governo do Canada nos quais divulgam os tuneis e ha alguns locais em que eh possivel conferir a preciosidade do lugar!!



Para quem tiver interesse e quiser mais informacoes acesse:
http://www.tunnelsofmoosejaw.com/


Videos:

Tuneis Al Capone
http://www.youtube.com/watch?v=UG9cdpMdow4


Tuneis Chineses
http://www.youtube.com/watch?v=izG7v5Jfw1U&feature=related

Vale a pena conferir!!!!
Absurdamente fantastico cada passeio historico desses!!!

3 comentários:

  1. Ahhh muito legal os videozinhos... da pra ver bem como é..lembrei daquela musica "Ei Al Capone
    vê se te orienta assim desta maneira, nego Chicago não aguenta..." HUAUAHUAH =D
    Saudades!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. super interessante o post.
    cheio de história sobre o local.
    aproveitou a viagem ??

    atualizei o meu, passe lá depois !
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Faço das palavras da Ge as minhas, lembrei da música hahaha! Faltou os detalhes mais coloridos da viagem, mas esses a gente deixa em off... né?

    Beijo amiugaaaa!
    Pri [http://prifernandes.com.br/irlanda/]

    ResponderExcluir