sábado, 20 de novembro de 2010

E o inverno chegou intenso...

Nao seria novidade nenhuma afirmar que o Canada eh dos paises mais gelados do mundo e muitas pessoas deixam de fazer intercambio aqui por causa das baixas temperaturas.
Bom, o que posso dizer? Eh muito mais frio do que se possa imaginar, algo que realmente nao tem como comparar com o clima tropical do Brasil.
O clima do Canada caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitacoes variam de acordo com a regiao e a estacao. Enquanto as temperaturas do norte vao acima de 0 C por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vive dentro da faixa de 300 km da fronteira meridional do pais, com as primaveras amenas, veroes relativamente quentes, outonos frescos e invernos rigorosos. A temperatura pode chegar facilmente a um mínimo de -50°C no extremo norte do país. Depois de uma rapida pesquisa, descobri que a temperatura mais baixa ja registrada no pais foi -63°C, na cidade de Snag em Yukon. Incrivel!




A provincia de Alberta, localizada no oeste, eh um dos lugares mais gelados do pais tendo em vista a presenca das montanhas (as Rocky Mountains do ultimo post) nas quais possuem neve praticamente o ano todo, e na regiao o clima eh bastante seco.
Desde que cheguei aqui comentei essa diferenca climatica, e ja estava comecando a me preparar para o frio, embora nao imaginasse que fosse TANTO!
Comecou a nevar mais ou menos um mes atras, as temperaturas variavam entre 5°C e -5°C, ate entao estava suportavel e tranquilo, porem desde o segunda-feira (15/11) a temperatura esta diminuindo gradativamente e os termometros marcam -21°C, -23°C, -28°C durante o dia!! A neve chega aos joelhos em muitos locais e o vento eh absurdamente gelado!
Muitos me perguntam como eh sentir essa sensacao termica tao abaixo do nosso normal, e eu sinceramente nao sei explicar, porque por mais que tenha neve nao eh umido e o que mata eh o vento extremamente frio..
Para aguentar mais do que 10, 15 minutos fora de casa, eh preciso usar luvas, cachecois e muitas vezes toca, pois as regioes do corpo onde nao estao protegidas do frio, como por exemplo as maos, doem muito! Sabe aquela sensacao de que os dedos travam e nao se movem? Eh mais ou menos essa soh que pior...
Como ja comentei em algum post tambem, pra quem vai viajar e tiver pensando em trazer os casacos que estamos acostumados no Brasil, esquecam! A unica coisa que se aproveita sao os cachecois, pois o resto eh preciso comprar tudo novo: casacos forrados e preparados para -20 (alguns ate -40), botas forradas, luvas forradas, tocas forradas... Muita coisa que eu usava no inverno e trouxe de teimosa, aqui usei no final do verao e no inicio do outono!
Mas, apesar do frio ser intenso eles sao super preparados para isso e em locais fechados a temperatura pode chegar ate 20°C, entao eh excelente!
O inverno eh lindo, a sensacao de acordar, olhar pra fora e estar tudo branquinho eh maravilhosa!! Nao tem explicacao para tamanha imagem divina, o lugar eh lindo mesmo de uma cor soh! rsrs


Meu tempo em Calgary esta acabando.. em 15 dias estou indo pra Toronto!
La a temperatura ainda esta na media de 0°C, entao sera tranquilissimo e por mais que esfrie, acredito que nao vou pegar uma sensacao termica tao fria no leste como aqui no oeste!

Pois eh, algo que eu nao comentei no blog, mas estou no meu ultimo mes dessa experiencia unica, ja passaram-se 111 dias morando por aqui, tive o empenho de contar dia por dia hoje e me impressionei... Parei pra lembrar muita coisa e ao mesmo tempo que passou muito devagar, passou tudo muito rapido!! Foram muito mais do que simples dias, foram experiencias, historias... mas principalmente o maior desafio de todos: enfrentar a saudade!
Tambem me impressiono por perceber como sou forte em outros aspectos que eu nao duvidava desde o comeco, mas tinha um certo receio de surtar por aqui! rsrs
Mas esse meu Deus eh gigante e nao tenho duvidas de que Ele esteve do meu lado sempre e se eu passei por tudo que passei era porque eu aguentaria!

E agora?
O que dizer? Parece um sonho.. e estou super feliz e ansiosa!!!!!! S3

Countdown Brazil!!!!!

Um comentário:

  1. que liiindo primaaaaa... traz um potinho de neve pra mim? aushuahsuahs :) saudades imensas de ti
    te amo
    ;**

    ResponderExcluir