domingo, 21 de novembro de 2010

Futuros imigrantes e a temida entrevista

Li esse post da Dani no blog: Diario Canada Brasil (http://diariocanadabrasil.blogspot.com) e achei super interessante, principalmente para aqueles que pretendem imigrar para o Canada entrando por Quebec (muitos dizem que eh o lugar mais facil, mas essa informacao infelizmente eu nao tenho como comprovar) mas vale a pena observar os pontos principais das entrevistas e tambem a justificativa de todos os pontos de um candidato que teve o pedido de imigracao negado.


Futuros imigrantes,

O máximo de pontos que alguém pode obter é de 111 (cento e onze) pontos.
Quando o candidato é convocado para aentrevista, a pré-seleção considera apenas 105 pontos, pois, regra geral, a ADPTABILIDADE é determinada ao final da entrevista.


No bloco I, EMPREGABILIDADE, os quesitos, como eu disse anteriormente são 9, com pesos diferenciados entre si:
1) Nível de escolaridade...............: pontuação máxima que se pode obter = 12
2) Área de formação....................: pontuação máxima que se pode obter = 16
3) Experiência Profissional............: pontuação máxima que se pode obter = 08
4) I D A D E ...............................: pontuação máxima que se pode obter = 16
5) FRANCÊS (interpr.e expr.oral): pontuação máxima que se pode obter = 16
6) Inglês ......................................: pontuação máxima que se pode obter = 06
7) Estada no Quebec....................: pontuação máxima que se pode obter = 05
8) Familiares no Quebec...............: pontuação máxima que se pode obter = 03
9) Oferta de emprego válida.........: pontuação máxima que se pode obter = 10

No bloco II, OUTROS FATORES, os quesitos são em número de 3, e também com pesos diferenciados entre si:
1) Filhos=crianças/adolesc.......: pontuação máxima que se pode obter = 08
2) Autonomia financeira...........: pontuação máxima que se pode obter = 01
3) Adaptabilidade:...................: pontuação máxima que se pode obter = 06



Eu faço parte da comunidade "Eu quero ir para Québec", e lá vi um tópico a respeito de alguém que foi reprovado na entrevista. E aí eu acho que descobri o que os entrevistadores digitam tanto no computador durante a entrevista. Observem a carta que a comissão ou conselho de seleção mandou para esta pessoa.



Decisão sobre o pedido de Certificado de Seleção do Quebec


"Excelentíssimo Senhor ******,




Examinamos e revisamos cuidadosamente seu pedido de Certificado de Seleção de acordo com as exigências legais e segundo o regulamento do Quebec, em vigor desde 14 de outubro de 2009.

Em conformidade com os requisitos em vigor, aplicáveis na apresentação do seu pedido Certificado de Seleção do Quebec:

- O Senhor não obteve um número suficiente de pontos para atingir a nota de corte, de acordo com o regulamento sobre a seleção de estrangeiros, seções 31,32,38 e anexo A do Regulamento, respeitando o coeficiente de correção aplicável à seleção de estrangeiros.

- O Senhor tem 60 (sessenta) dias a partir do recebimento desta carta para enviar provas documentais, além das já apresentadas, que nos permita reconsiderar a nossa decisão.

Ficha de Avaliação

Candidato: TRABALHADOR QUALIFICADO SOLTEIRO
Entrevista: presencial
Intérprete: não
Advogado presente: não
Identificação do candidato: Passaporte apresentado e conferido
Situação atual do candidato: empregado
Estado civil: solteiro


1.FORMAÇÃO

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: 6 pontos

03/2008 a 03/2010 - Diploma de técnico em química

03/2008 a 07/2009 - Diploma de técnico em informática
A carga horária do diploma em informática não é compatível com uma formação do mesmo nível no Quebec.

Área de formação = zero ponto
Diploma não correspondendo a um diploma quebequense, portanto, nenhum ponto é atribuído.

2.EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL = 8 pontos

De 08/2009 a atual: ocupação x
De 01/2009 a 07/2009 = ocupação na área química
De 11/2007 a 10/2008 = ocupação y
De 08/2005 a 08/2007 = ocupação z

Prova documentais no processo (dossier) correspondendo a 4 (ou mais) anos de experiência profissional reconhecida, nos últimos 5 anos.

3.CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS = 12 pontos

Entrevista efetuada = em francês

FRANCÊS = 8 pontos

Desempenho (performance) observado: nível intermediário-debutante.
Ajuste para cima em relação à auto-avaliação (do candidato).
O RP é interativo, consegue sustentar uma conversação sobre temas simples, concretos, corriqueiros, mas não consegue conversar de maneira autônoma sem ajuda do seu interlocutor.
Cerca de 200 horas de curso de francês.

INGLÊS = 4 pontos

Desempenho (performance) observado: nível intermediário.
O candidato consegue responder a questões simples. Ele consegue responder perguntas sobre sua família, seu trabalho, mas tendo que se corrigir seu erros enquanto fala.
O fato de trocar de língua durante a entrevista, tornou a conversação difícil. Muitas palavras em francês e em português nas respostas.

4.ADAPTABILIDADE = 4 pontos

Qualidades pessoais (do ponto de vista de suas atividades profissionais)
- habilidade em valorizar suas conquistas, suas aquisições, durante a entrevista
- conhecimento das dificuldades ligadas ao projeto de imigração.

Preparação para a partida:
- esforço e empenho para aprimorar os conhecimentos linguísticos
- esforço e empenho visando a integração

Conhecimento sobre Québec:
- Conhecimento do mercado de trabalho
- Conhecimento do setor econômico visado
- Conhecimento das condições de vida

O candidato está bastante motivado. Ele fez numerosas pesquisas sobre o Quebec e pode falar a respeito: emprego, vida, valores, organismos de acolhida e apoio aos imigrantes, instituições públicas, etc. Seu conhecimento de francês e seu diploma limitam sua integração no mercado de trabalho quebequense.

5.ESTADA E FAMILIARES NO QUEBEC = ZERO PONTO

Familiares no Quebec = nenhum ponto
Estada no Quebec = nenhum ponto

6.FILHOS / CRIANÇAS = zero ponto

Nenhum

7.CAPACIDADE DE AUTONOMIA FINANCEIRA = preenchida e assinada

O candidato obteve 47 pontos no conjunto, somando todos os fatores, ou seja, 8 pontos a menos do que a pontuação mínima exigida aprovação.

As principais razões para a incapacidade do candidato atingir a nota de corte, a pontuação necessária para passar para a fase seguinte da seleção são:

- Os poucos pontos obtidos (6 pontos em 28 pontos possíveis) pelo fator formação do candidato:

- Os poucos pontos obtidos (8 pontos em 16 pontos possíveis) pelo candidato nos critérios de conhecimentos de francês."



Agora pensemos...
O que poderia ser feito em 60 dias para melhorar a pontuação deste candidato?
A nota de corte é 55.
Ele obteve 47 pontos.
Faltam, pelo menos, 8 pontos.

Analisando suas notas:
Ele obteve pontuação máxima nos quesitos:

I. EMPREGABILIDADE
3) Experiência Profissional: pontuação obtida = 08 ..... 8/8
4) I D A D E ....................: pontuação obtida = 16 ...16/16

II. OUTROS FATORES
2) Autonomia financeira...: pontuação obtida = 01........ 1/1

TOTAL: 25 PONTOS (praticamente, a metade do total de pontos obtidos no geral: 25/47)

Não é possível aumentar a pontuação nesses 3 quesitos. E também não é possível fazer nada, imeditamente, em outros:
I. EMPREGABILIDADE
1) Nível de escolaridade: pontuação obtida =6/12.........impossível +6
2) Área de formação....: pontuação obtida =0/16.........impossível +16
7) Estada no Quebec....: pontuação obtida = 0/5..........impossível +5
8) Familiares no Quebec: pontuação obtida = 0/3.........impossível +3
9) Oferta de emprego válida: pontuação obtida =0/10..impossível +10
II. OUTROS FATORES
1) Filhos= pontuação obtida = 0/8................................impossível +8

Em síntese, não é possível conseguir estes 49 pontos, em 60 dias

O que, teoricamente, seria possível melhorar em 60 dias:
I. EMPREGABILIDADE
5) FRANCÊS.................: pontuação obtida= 8/16......aumentar 4 pontos
6) Inglês ......................: pontuação obtida =4/16......aumentar 4 pontos
II. OUTROS FATORES
3) Adaptabilidade:.........: pontuação obtida = 4/6.......aumentar 1 ponto

Observar que o fator adaptabilidade aumenta automaticamente quando há mudança nas outras notas.


Não sei qual a disponibilidade do candidato para suspender suas atividades e, durante 30 dias apenas estudar francês e/ou inglês, durante OITO HORAS POR DIA, o que daria 240 horas.
Seriam, por exemplo, mais 150 horas de francês e 90 horas de inglês.
Mas isso é teórico, pois, a aprendizagem depende do ritmo do aluno.


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Eh.. o que eu mais gostei foi o fato dele ter sido negado e eu tenha conseguido entender os motivos e perceber o valor de cada pontuacao, pois ate entao eu soh tinha visto cartas de pedidos aceitos.
Interessantissimo!
Espero que assim como eu, voces tambem tenham gostado! :)
Mega beijo!

Um comentário: