quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IDH : Brasil x Canada

Na semana passada li na Veja Online uma materia sobre O IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) entre os paises e observei com mais calma e parei pra pensar na diferenca, principalmente entre o Brasil e o Canada.

Diante dos 169 paises em questao, o Canada ficou em 8 e consequentemente esta entre os 10melhores paises do mundo, ja o Brasil ficou em 73. Uma baita diferenca.
Para medir o indice sao considerados tres aspectos essenciais: conhecimento (educacao), saude (medida pela longevidade) e padrao de vida digno (renda), ou seja, quanto mais perto de 1 melhor!

Analisando os tres aspectos, iniciando pelo conhecimento, de acordo com o relatorio a educacao foi apontada como principal problema no Brasil, o que nao me espantou!
Nao desmerecendo a educacao no Brasil, mas ela difere bastante da educacao do Canada, aqui as aulas (high school) inciam as 8h30 am e acabam 3h30 pm e algo que me chamou atencao eh que acima de matematica, ingles, frances, ciencias... eles aprendem muito sobre cultura, etica, etiqueta, sobre como administrar suas financas pessoais, como controlar a mesada e ja vao aos poucos se preparando para a vida adulta, algo super legal! Ja nas universidades, as aulas sao de manha e a tarde, super puxadas e a faculdade dura em media 5 anos. Durante uma conversa informal com a minha host mae (que trabalha na area de saude), comentei com ela que no Brasil a faculdade de medicina dura em media 6 anos sem contar a residencia, e ela ficou espantada pois no Canada para cursar medicina sao 10 anos integrais de faculdade e soh depois eh que sao feitas as especializacoes..
Mas o detalhe mais importante e mais diferente eh que as escolas publicas sao excelentes e ninguem precisa pagar nada pra possuir uma educacao de qualidade no Canada.

Vamos ao seguindo aspecto: a saude no Brasil ja esta muito melhor do que ja foi, mas o sistema publico ainda deixa a desejar muito e os hospitais ainda precisam muita estrutura pra atender toda a populacao de forma digna e igual, indiferente da classe social e das condicoes a oferecer. Alem de ser cara, a fila de espera nos hospitais, planos de saude e consultorios eh absurda, sem contar no quanto custa para fazer tudo particular.
Ja no Canada, especialmente na provincia de Alberta, a saude eh de graca! Isso mesmo, voce nao paga nada em consultas medicas e ainda consegue vagas rapidas sem tempo de espera por parte do paciente/hospital.. algo que me impressionou muito!
Percebi de perto a nitida diferenca quando fui visitar a host mae no hospital e ao entrar no hospital fiquei em choque!
Absurdamente fantastico, organizado por alas como no Brasil, mas sem filas, sem pessoas passando mal pelos corredores, e de quebra ainda dentro do proprio hospital tem um jardim imenso onde os pacientes tem seus momentos de lazer, e ainda uma praca de alimentacao e varias lojas (floriculturas, livrarias, lojas de roupa, massagem, telefonia celular e lan house). Parece ate mentira, mas eh a mais pura verdade!

Ja no terceiro aspecto: padrao de vida digno. Bom, essa eh sem duvidas a maior diferenca! No Brasil temos as classes bem dividas: A, B, C, D... Ja no Canada todo mundo eh considerado igual!
No Brasil, diante do total da populacao, a classe A se torna minima, ja as classes B, C, D possuem a maior faixa, e a realidade eh: Nem todos possuem casa propria, nem todos possuem carro, nem todos possuem condicoes suficientes pra se manter bem e ainda guardar um dinheiro para o futuro, os trabalhos sao excassos e o valor da hora/trabalho eh baixo!
No Canada, nao possui pobreza e eu nunca vi alguem pedindo dinheiro ou ate dormindo na rua, as pessoas possuem casa propria, carro, empregos bons, pagam taxas tambem mas elas ja nao sao tao altas, e recebem um valor alto de hora/aula trabalho.
Profissoes aqui que no Brasil nao sao valorizadas, no Canada possuem grande valor!
Exemplos de salarios sao: Baba $1600/mes Jardineiros $3000/mes Soldador $5000/mes Professor de primario (6h diarias) $3000... Agora facam esse valor multiplicado pelo valor do Real pra ver quando da!!!

A diferenca eh nitida e assim como o Canada ainda esta melhorando em muitas coisas, o nosso Brasil tambem precisa mudar e muito.. MUITO pra se tornar um pais de primeiro mundo!
Vamos torcer para que isso aconteca nos proximos anos..

Segue abaixo a lista dos 10 melhores, 10 piores e a colocacao do Brasil:



Um beijo enorme a todos,
Saudades!

4 comentários:

  1. Nani é cultura, além de tudo!!! =)
    Jóia, adorei as informações! Parabéns pelo texto!
    Saudades tbm!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Eu tbm fico de olho quando vejo estes índices, para quem viaja é muito interessante comparar na pele as diferenças... Olha que linda a Irlanda toda bonitinha ali em 5 hihi! Saudades! Adorei o novo layout =)

    Beijo!
    Pri [http://prifernandes.com.br/irlanda/]

    ResponderExcluir
  3. Olá Ariane,

    Por aqui tb não há tantas desigualdades.Rico e "pobre" comem no mesmo local,fazem compras no mesmo shopping e compram os mesmos eletrônicos.

    O que ainda vejo muito no nosso Brasil é o fato que as pessoas são apegadas à status[tipo :tenho diploma embora não tenho um emprego que paga bem ou emprego algum].

    E o que falar da segurança? Nossa, fora de sério.Abro a bolsa e carteira sem menor preocupações!Amo muito tudo isso!

    Have a nice day!

    Gisley
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lu e Pri, obrigada!! Eh sempre importante observarmos essas diferencas e compartilharmos, ne? principalmente com amigas lindas como vcs!!
    Olha a irlanda ali em 5!!! rsrs

    Mas Gisley, concordo contigo! O status no Brasil ainda acaba sendo algo futil em que as pessoas se preocupam e deixam de viver como realmente sao ou deveriao ser..
    Ja a seguranca, esse eh o ponto crucial ne? Quantas vezes ja fomos assaltados no Brasil e aqui nem nos preocupamos com isso...

    Beijo enorme!

    ResponderExcluir