sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Demografia, Politica, Religiao e Economia

O Canadá foi classificado em primeiro lugar durante nove anos consecutivos no Índice de Desenvolvimento Humano, entre 1992 e 2000. Atualmente, o país ocupa a terceira posição neste índice. O país que ocupa a maior parte do norte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.
Uma federação composta por dez províncias e três territórios, o Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — como chefe de Estado, sendo o governo dirigido por um Primeiro-Ministro, cargo ocupado atualmente por Stephen Harper. É um país bilíngue e multicultural, com o Inglês e o Francês como línguas oficiais, tanto a nível federal quanto na província de Quebec. Um dos países mais altamente desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.



O censo nacional de 2001 estimou a população do país em 30.007.094 habitantes. Estima-se que a população atual do país seja de aproximadamente 32,6 milhões de habitantes. A imigração é atualmente um importante fator no crescimento populacional do Canadá, sendo que o país possui a segunda maior taxa de imigração per capita do mundo, superado apenas pelos Emirados Árabes Unidos. Cerca de três quartos da população do Canadá vive a menos de 160 quilômetros dos Estados Unidos. Uma proporção similar vive em áreas urbanas, primariamente localizadas no corredor Quebec-Windsor (especialmente nas regiões metropolitanas de Toronto-Hamilton, Montreal e Ottawa), as planícies orientais da Colúmbia Britânica (Vancouver e Victoria e o corredor Calgary-Edmonton em Alberta).
O Canadá é uma nação multicultural, muito diversa etnicamente. Segundo o censo de 2001, existem no país 34 diferentes etnias, cada uma com uma população mínima de 100 mil habitantes. Ainda segundo o censo, o maior grupo étnico é "canadense" (39,4%), uma vez que muitos canadenses se consideram "etnicamente canadenses", seguidos pelos ingleses (20,2%), franceses (15,8%), escoceses (14%), irlandeses (12,9%), alemães (9,3%), italianos (4,3%), chineses (3,7%), ucranianos (3,6%) e nativos americanos (3,4%). A população nativo-americana do Canadá está crescendo a uma taxa duas vezes maior do que a média canadense. Em 2001, 13,4% da população canadense pertencia a uma minoria visível (que não inclui os nativos americanos). Estima-se que esta taxa subirá para aproximadamente 20% em 2017.
O Canadá tem uma taxa de fertilidade total baixa, semelhante a dos países da Europa Ocidental. O Canadá depende da imigração para manter e aumentar a sua população. O Canadá desenvolveu um mecanismo sofisticado, às vezes contestado, para encontrar imigrantes apropriados e para os integrar na sociedade sem conflito. Aproximadamente 17% dos canadenses nasceram no estrangeiro, a segunda maior percentagem do mundo, atrás somente da Austrália.



A maior parte dos canadenses é cristã, sendo que 43,6% dos canadenses se consideram católicos romanos, e 38%, protestantes. A denominação protestante mais numerosa é a Igreja Unida do Canadá (United Church of Canada). No total, 77,1% da população canadense é cristã. 6,3% da população canadense possui outra religião (sendo a maior delas o islamismo), e 17% não possuem nenhuma religião.
Ja na economia, atualmente, o Canadá possui uma das maiores e mais desenvolvidas do mundo. O produto interno bruto PPC do Canadá é de cerca de 1,077 trilhão de dólares, o 11° maior do mundo, enquanto a renda per capita nacional é de 34 273 dólares, 7° maior do mundo. O seu PIB nominal é de 1,1 trilhão de dólares, 8° maior do mundo, enquanto que seu PNB PPC é de 1,051 trilhão de dólares, 9° maior do mundo. Com uma sociedade industrial influente e de alta-tecnologia, o Canadá hoje lembra os Estados Unidos em seu sistema econômico orientado pelo mercado, modelo de produção, e os altos padrões de vida. Desde 2001, o Canadá não tem sido afetado por depressões financeiras, possuindo a melhor performance econômica dos países da G8.
A economia do Canadá é baseada no capitalismo. Um grande problema na economia do Canadá é a falta de profissionais reconhecidos, de alta educação, no país — muitos profissionais que estudam no Canadá deixam o país para trabalhar nos Estados Unidos, atraídos por melhores salários e menores impostos. Ao mesmo tempo, profissionais qualificados de outros países imigram para o Canadá, mas seus diplomas de ensino superior não são muitas vezes reconhecidos no Canadá.
Em 2009, o PIB do país caiu 2,6%, a maior queda desde 1961, mas no último quarto trimestre o crescimento de 1,2% foi o maior em 9 anos.

That's incredible!

2 comentários: