terça-feira, 17 de agosto de 2010

Viajar pode ser uma terapia



Primeiro, decide-se que vai viajar. Depois olha as passagens; a conta bancária em seguida. Fazem-se os trâmites necessários e legais – passaporte, vacinação, visto, uma mala maior. Escolhido o período, é só confirmar a compra da passagem. Embarcar é o último estágio de uma jornada que apenas se inicia. Claro que viajar pode não ser tão complicado assim. Ou então, pode ser muito mais que isso, tendo que dar conta dos amigos, dos pais para correr tudo como se deseja. Afinal, viajar é uma arte. De exploração, de sentimentos, de medos e de prazeres que nos faz conhecer novos lugares de nós mesmos.

A arte de viajar pressupõe a importante noção de não complicar. Pode até ser impossível não haver uma chateação na hora de organizar uma viagem de férias ou de trabalho ou de estudos, mas a postura do viajante deve ser de total tranquilidade diante das adversidades, por maiores que sejam. É comum o desespero quando estamos numa cidade desconhecida, com apenas um guia em mãos para se virar como puder, mas cabem as questões: como e para quê estou aqui? O que devo aprender com essa dificuldade, justamente agora? É essencial aproveitar a estadia naquele local para realizar as tarefas (caso elas estejam no seu itinerário) ou aproveitar as paisagens, os pratos e as pessoas que encontramos pelo caminho.

A experiência espiritual na atitude de viajar pode estar na admiração e no amor pelo lugar onde se está. Não estamos à toa naquele lugar, nem mesmo quando nos desviamos da rota e do destino antes programado. Tudo que acontece tem algum sentido, seja o trem que se perde ou a grande fila para visitar um ponto turístico. Saber que existem imprevistos, como em todas as etapas da vida e nem por isso perder o ânimo. Tomar consciência de que existe uma razão de se estar ali, mesmo que num primeiro momento ela seja enigmática: por que, especificamente, aquela cidade, aquele país, aquele continente? Essas perguntas podem ser respondidas, num primeiro momento, como uma necessidade de sair do lugar-comum e aceitar os ditames que o mundo exige de nós. Para isso, basta confiarmos nele, em suas rotas e suas paradas.

Estão nas diferenças sociais e culturais os motivos principais de se conscientizar enquanto pessoa do mundo, respeitando-as e vivenciando-as como um aprendizado por meio de ruas, monumentos, museus, praças e fontes. Pode-se até ser solidário e perceber que lugares tão distintos aos nossos costumes e olhos tiveram as mãos de antigos descendentes que prezavam a beleza que hoje desfrutamos – contemplar a natureza e as obras primas de artistas consagrados vai além do arquitetônico, pois toca a alma e nos completa. Como deve ser uma prática espiritual.

Viajar é uma forma de meditação. Mesmo quando o motivo e o lugar para onde se vai não é querido, ela nos oferece lições valiosas e tão íntimas como a própria reflexão sobre as experiências que cultivamos diariamente: saber que o mundo é grande o bastante para aprendermos suas lições, seus segredos e suas distinções. São necessários os riscos, assim como é necessária a evolução interna que uma jornada nos proporciona, por mais curta que seja. Viajar é um ato de amor ao corpo, mente e espírito, pois é sinônimo de liberdade – de nós para com o mundo e vice-versa.

7 comentários:

  1. Este sempre foi meu sonho! Enquanto isso nao acontece o jeito é fazer CAE da vida e continuar sonhando! Aproveite ao maximo esta oportunidade.. lindo texto!

    ResponderExcluir
  2. Veteraaana! Parece que foi ontem que vi vc 'ahazar' na sua banca e agora você tá conhecendo um lugar que tá na minha lista de 'Lugares que quero conhecer'! Sempre passo por aqui pra ler suas experiencias canadenses! Parabéns pela idéia de escrever tudo aqui e pela oportunidade de vivenciar tudo que você está vivendo!
    Beijo! ;*


    Aline Amaral

    ResponderExcluir
  3. Mto bom Nani...

    Estou acompanhando todos os seus post. E esse foi mais uma vez 10. Mesmo não estar no mesmo momento que você, ler o que você escreveu nos coloca muito próxima a situação, fazendo-nos refletir também.

    Parabéns, e aproveite mais e mais.

    ResponderExcluir
  4. Nani7! Nossa muito legal seu blog...
    Agora posta alguma coisa sobre balada, e-music!
    Deadmau5, Adam K, Richie Hawtin (Master), Marc Houle, Mark Mendes, Frivolous***
    Essa turma toda é daí.. hehe

    Big Kiss & Good Luck

    ResponderExcluir
  5. Ahhh....esse é o texto do meu blog!
    Perfeito demais pra um comentário =)

    ResponderExcluir
  6. EE obrigada!!! Recebi esse texto por email e acho que e bem apropriado para o momento!!

    Em breve eu posto mais sobre bebidas, musica e mais curiosidades do Canada ;) beijos!!

    ResponderExcluir
  7. naniiii soh meu deu mais vontade de ir logo!!! hahaha
    muito bom o texto!!!
    beeijoo

    ResponderExcluir